segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Olho de Hórus...os olhos e o olhar na dança







Olho de Hórus.




Lua, luz que brilha, irradia,

o amuleto para a visão total,

maquiando na força do universo

sentimentos e intuição real.



Oh! Doce beleza espiritual,

renasça em vôo indestrutível,

mergulhe n’alma, traz a visão,

a virtude e a providência vital.



Das Luas que posso contar, olhar,

embevecido ajoelho em céu azul,

mergulho no raciocínio lógico, fantasias,

vivo a força, a proteção em sua magia.



Egito descerra máscaras para a Lua,

eternamente presente na evolução

mergulhando em sensível elevação

vitória da visão, a busca da proteção.



Osíris e Isis dividem o Deus do Céu.

A embelezar o renascimento d’alma,

Indestrutível em seu poder real,

a cura, olhos no horizonte, mente no infinito.

(Flávia Angelini)
 





 
Dentre os significados deste símbolo e imagem da mitologia egícpia, o olho de Hórus simboliza os ciclos lunares: Hórus, tendo perdido seu olho na Lua nova, é depois reconstituído são e inteiro na Lua cheia. Assim, o Olho Uedjat se torna o sinal da plenitude recuperada, da força, do vigor, da proteção, da segurança, da integridade física e da boa saúde. RUNDLE CLARK, professor de História Antiga da Universidade de Birmingham, explica que o tempo da ausência do olho é a estação do medo e da inércia da vida. Um hino do Império Novo fala da Lua Cheia como o tempo das danças. Através de tudo isso percebe-se o temor do homem antigo pelo escuro e o alívio quando a Lua de novo brilha no céu noturno, ou o ritmo do calendário, da estação morta seguida pelo começo de um novo ano e sobre tudo isto, preside o olho.

Na dança do ventre , a força do olhar e sua utilização cênica é muito ampla.
Olhar por detrás dos véus, as mãos marcando o olhar, o olhar por sobre o ombro, o olhar oblíquo... A própria maquiagem árabe dá um destaque todo especial para o olhar.  A sensação de nos remeter a esse passado longínquo e, ao mesmo tempo, aconchegante. Por isso considero o momento de fazer a maquiagem tão importante. É um momento de meditar, de estar em contato com esse espaço interior ao qual os olhos no espelho nos remetem...

A Arte da Maquiagem e dos cosméticos é bastante ancestral e assim como outras artes ancestrais, possui também seus significados e simbologia próprios.




Nas aulas de Dança do Ventre, seria interessante que todas pudessem entrar em contato com essa prática antes de iniciar a aula.  Os resultados na expressividade e até mesmo motivação das alunas são bastante significativos. Não é preciso muita coisa... lápis preto, sombra cobre, rimel e batom e pronto!

 








Um comentário: