quinta-feira, 30 de junho de 2011

Momento de chegar, momento de estar, momento de partir...

Na Dança como na Vida, é fato, é bíblico que há momento pra tudo.
O melhor momento é quando adentramos nos ensinamentos da Dança Oriental pelas mãos de nossa mestra (ou mestre). Que dia feliz! Eu diria até , inesquecível, pois assim foi para mim.
Nestes quase 20 anos de Dança, posso dizer que vivenciei de tudo um pouco no que diz respeito aos momentos de chegada e de partida ou permanência de alunas em minhas aulas e grupo.
Tenho uma aluna que é tão antiga, mas tão antiga, que eu falo que é quase um casamento, pois desde que me entendo ensinando ela está ao meu lado!
Mas tenho muitas alunas que deixaram muitas saudades, que de vez em quando aparecem pra fazer uma visitinha, e estiveram por longos anos ao meu lado e foram tão sábias na arte do nobre fechamento que deixaram um perfume de saudades no ar.
Outras, no entanto, não conseguirarm sair, romper o cordão umbilical com a mestra sem destruir o que de mais belo existia: respeito e admiração mútuos.  Isso acontece muitas vezes inconscientemente pela dificuldade da pessoa em lidar com os cortes. São pessoas que encerraram um ciclo de aprendizado com aquele mestre mas não conseguem desapegar e então, inconscientemente começam a "boicotar" essa relação, com atitudes e palavras, muitas vezes sem perceber este mecanismo.
A sabedoria milenar do Tao fala sobre a arte do nobre fechamento.
Convida todas vocês a refletir sobre essa sabedoria do tao quando fala da importância de sabermos identificar quando devemos ficar, sair ou voltar de determinado relacionamento, em especial, quando é o momento de escolhermos ficar ao lado de nosso mestre ou partir pra longe dele para seguirmos nossa jornada na individualidade.

"A mulher do Tao vive de perto a Natureza. Suas ações fluem do coração. Em palavras, são verdadeiras. Em decisões, são justas. Nas escolhas, têm noção do tempo." (TAO,8-1)

Devemos caminhar pela vida como viajantes e olhar as pessoas assim pois o que destrói a beleza da vida é o apego excessivo e desnecessário. E como é difícil esse exercício que o TAO nos convida.

Então o convite é para que todas nós, na Dança e na vida, possamos nos permitir sermos viajantes, sermos honestas consigo mesmas - e esse é um convite do TAO - e procurarmos sempre largar o velho antes de trilharmos o novo pois assim seremos nobres viajantes a praticar a arte do nobre fechamento em nossas vidas e levar sempre as mais belas recordações conosco!


muita PAZ


Yasmine Amar

Um comentário: