MUWASHSHAHAT RAQISAH
(publicado por Farida Fahmy, Mestre em Etnologia UCLA Dance - Agosto de 2009-
Traduzido por Yasmine Amar)
Muwashshahat Raqisah é uma suíte de danças coreografadas por Mahmoud Reda e Farida Fahmy, em uma produção feita para televisão egípcia por Ali Reda, irmão de Mahmoud Reda.
Shahat Muwash é o plural do nome Muwashah, uma forma poética que inclui música e vocalização. É um gênero musical sofisticado que se originou na Espanha muçulmana durante o século décimo. É descrito como um poema estrófico com repetidas retorna rondo-como um refrão musical. O nome muwashshah é uma referência ao Wishah que as mulheres usavam na Andaluzia. A canção estrófica do muwashshah expressa diretamente os próprios pensamentos e sentimentos do poeta. As letras falam de amor, alegria e tristeza.
Em 1492, quase meio milhão de árabes foram expulsos da Península Ibérica. Eles migraram para o Norte de África, levando as suas tradições culturais com eles. Músicos e cantores levaram com eles sua herança musical,instrumentos e gêneros musicais diferentes que incluiu milhares de muwashshahat.
Hoje, a forma clássica da muwashshah permanece popular em Marrocos, Tunísia, bem como na Síria e no Líbano. Ele continuou a prevalecer no Egito até os primeiros anos do século 20. A tradição musical do muwashshah foi transmitida oralmente de uma geração de cantores para o outro. Em meados do século 20 os historiadores e amantes da música dedicaram muitos anos de trabalho duro num processo de resgate de documentação do que restou dessa tradição musical.
O Muwashshahat Reda
Em 1979, Ali Reda foi convidado para passar uma noite musical na casa de Hammada Madkour. Lá, ele ouviu pela primeira vez, o talentoso Fouad Abdel Magid, compositor não profissional que escreveu a letra, compôs e cantou Muwashshahat. Ali Reda ficou tão impressionado e rapidamente decidiu colaborar com Fouad Abdel Magid para montar uma produção na qual o Grupo Reda iria interpretar a sua música.
Em 1979, Ali Reda foi convidado para passar uma noite musical na casa de Hammada Madkour. Lá, ele ouviu pela primeira vez, o talentoso Fouad Abdel Magid, compositor não profissional que escreveu a letra, compôs e cantou Muwashshahat. Ali Reda ficou tão impressionado e rapidamente decidiu colaborar com Fouad Abdel Magid para montar uma produção na qual o Grupo Reda iria interpretar a sua música.
A Música de Abdel Magid Foad
Referências
Fouad Abdel Magid aderiu à forma, à estrutura e ao estilo lírico da tradição andaluza. Seu repertório incluiu um grande número de peças musicais variadas. Em sua orquestração, foram misturados os instrumentos ocidentais e egípcios, tornando uma versão moderna e elegante, que manteve a essência e as características próprias das peças Abdel Magdid.
Coreografia de Mahmoud Reda
Ao contrário do compositor musical e arranjador, Mahmoud Reda não tinha ponto de referência a partir do qual coreografar. Não havia nenhuma referência disponível do modo como eles dançavam. Foi a primeira vez que o muwashshah foi apresentado como um espetáculo de dança. Em suas coreografias, Mahmoud Reda confiou na sua imaginação artística e na inspiração pela música, assim como sua experiência e seu rico repertório de movimento que ele tinha acumulado por muitos anos.
A forma musical do gênero com seus variados padrões rítmicos e qualidade estrófica influenciou a escolha de combinações de movimentos e projetos espaciais, dando-lhe uma nova base para se expressar. Ele, mais uma vez, inventou um novo gênero de dança que englobava elegância, bom gosto e movimentos fluidos que foram uma inovação para seu grande repertório de gêneros e estilos.
Ao contrário do compositor musical e arranjador, Mahmoud Reda não tinha ponto de referência a partir do qual coreografar. Não havia nenhuma referência disponível do modo como eles dançavam. Foi a primeira vez que o muwashshah foi apresentado como um espetáculo de dança. Em suas coreografias, Mahmoud Reda confiou na sua imaginação artística e na inspiração pela música, assim como sua experiência e seu rico repertório de movimento que ele tinha acumulado por muitos anos.
A forma musical do gênero com seus variados padrões rítmicos e qualidade estrófica influenciou a escolha de combinações de movimentos e projetos espaciais, dando-lhe uma nova base para se expressar. Ele, mais uma vez, inventou um novo gênero de dança que englobava elegância, bom gosto e movimentos fluidos que foram uma inovação para seu grande repertório de gêneros e estilos.
al-Faruqi, Lois Ibsen 1983 "A Tradição da Andaluzia" em O Gênio da civilização árabe: Fontes do Renascimento.
(Cambridge, MA: MIT Press)
(Cambridge, MA: MIT Press)
Racy, Ali Jihad 1983 "Music", em A Genious da civilização árabe: Fontes do Renascimento.
(Cambridge, MA: MIT Press)
Al Helou, Selim 1965 "Al-Muwashshhat Andaluussia-AL: Origem e Evoltion
(Beyrouth Librarie Al-Hayat)
(Cambridge, MA: MIT Press)
Al Helou, Selim 1965 "Al-Muwashshhat Andaluussia-AL: Origem e Evoltion
(Beyrouth Librarie Al-Hayat)
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