terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Poder da Dança do Ventre- baseado no texto de Patricia Bencardini



Para desvendar os segredos desta dança milenar,a bailarina profissional , professora de danças orientais e fisioterapeuta Patrícia Bencardini publicou o livro Dança do Ventre - Ciência e Arte (editora Texto Novo). Resultado de anos de pesquisa, o livro teve a orientação do professor Raul Santo de Oliveira, da Unifesp- EPM e mostra os benefícios da dança do ventre ao corpo humano, boa parte comprovada cientificamente.
De acordo com a autora, é certo que a dança do ventre ajuda na correção e melhora da postura, no modelamento da cintura, no estímulo das funções ovarianas, na diminuição e alívio das cólicas menstruais, na preparação do corpo da mulher para a gravidez e o parto e num melhor controle sobre os esfíncteres, entre muitas outras vantagens.


“O controle sobre os esfíncteres ocorre graças aos exercícios de anteroversão e retroversão pélvica, mais conhecidos como ‘movimento do camelo’. Os movimentos estimulam toda a musculatura e sua correspondente inervação na região do períneo e assoalho pélvico, o que ajuda a prevenir problemas de incontinência urinária”, diz a professora e fisioterapeuta.


Patrícia lembra que o bom da dança do ventre é que não está ligada ao estigma do corpo perfeito. “Há diferentes pessoas fazendo. Desde senhoras e adolescentes até uma mulher mais gordinha”, assegura. A dança do ventre também trabalha a resistência física.

A dança é tão saudável e democrática que também é recomendada para pessoas que já chegaram à terceira idade.


Segundo Denise Salaro, professora de Educação Física e presidente da Associação das Academias de Dança de Campinas (ACED), quando bem administrada a dança tonifica os músculos, os tendões, as articulações e os ligamentos, aumenta a mobilidade articular e auxilia, muitas vezes, no tratamento da artrite, tendinite e dores na coluna. “Além disso, o exercício da dança melhora a coordenação neuromuscular, oferecendo maior disposição para as tarefas do dia-a-dia e auxiliando no controle de peso”, garante.
Não bastassem as muitas vantagens físicas, a dança ainda proporciona a tão importante socialização, fazendo com que o idoso se sinta integrado. “E os desafios de um novo passo ou de uma nova coreografia fazem com que se sintam atuantes, física e mentalmente, pois o prazer de dançar por si só aumenta a auto-estima”, assegura Denise.
Patrca muit bm define a Dança do Ventre ,origens e benefícios. Detalhadamente o faz em seu livro e sinteticamente em seu site: " A Dança do Ventre é uma técnica milenar, com origem entre os povos pré-sumérios, que une arte, beleza e condicionamento físco. Com movimentos especialmente elaborados para o corpo feminino, essa forma de expressão fortalece os músculos pélvicos, abdominais, glúteos, coxas e o corpo como um todo. Também garante maior flexibilidade e feminilidade. Traz auto-conhecimento, melhora a auto-estima e relaxa liberando o stress acumulado no dia a dia. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário