quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SEJA BEM VINDA


assalamu aleikum wa rahmatullahi wa barakatuh(Que a Paz, a Misericórdia e a Benção de Deus estejam com vocês)

SEJA BEM VINDA -
As primeiras aulas de Dança do Ventre são muito ambíguas...
Ao mesmo tempo em que a pessoa fica maravilhada com as descobertas, onde tudo é novidade- a sensualidade, a beleza das músicas, a atmosfera de encanto e magia - ela se depara com a insegurança, incerteza de conseguir, bloqueios e limites, insegurança com o próprio corpo, e uma série de outras sensações, nem sempre agradáveis.
E não pense que essas sensações sejam um “privilégio” das sedentárias. Elas atingem qualquer mulher, independente da sua experiência e vivência corporal.
Por que isso ocorre?
Porque a Dança do Ventre traz em si uma abordagem totalmente diferente das manifestações artísticas corporais ocidentais. A forma como os movimentos acontecem, o controle da respiração, a musicalidade árabe , tudo é um Universo que assusta quem está começando. E isso é muito natural. As principais perguntas sempre são:
“ SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR??!! ” “QUANTO TEMPO VOU DEMORAR??!!”
Isso vai depender de muitas coisas, mas a principal delas: VOCÊ
Para que seu aprendizado seja um sucesso e você consiga aprimorar-se cada vez mais nesta Arte, aí vão algumas dicas preciosas:
1. Não exija demais de si mesma. Comemore cada vitória conquistada pelo seu corpo.
2. Confie em sua professora . Ela está aqui para esclarecer, ajudar , orientar. Procure aproximar-se e não tenha medo de expor suas dúvidas, de interromper a aula para perguntar. A resposta que ela vai dar a você pode ser a dúvida que uma colega nem sabe que tem. Conte a ela suas maiores dificuldades e bloqueios. Ela está preparada para apresentar exercícios de ajuda a superar essas dificuldades.
Mas não espere milagres... Ela faz a parte dela, você tem que fazer a sua.
3. Estabeleça pequenas metas diárias de exercícios.
4. Se algum movimento estiver bloqueado , não deixe que a ansiedade faça com que você “trave”. Respire profundamente, faça outros movimentos e depois tente novamente.
5. Cuidado com o “conhecimento de almanaque. Procure fontes confiáveis de informação acerca da cultura que você vai estudar. Não “ engula “ qualquer coisa.
6. Não sinta constrangimento em não conseguir executar um movimento no momento em que está aprendendo. Muitas vezes a aluna vê o movimento no corpo da professora, que geralmente já o executa há muitos anos, e muitas vezes ao dia, e pensa que tem algo de muito errado em si mesma. Saiba que a professora, assim como as alunas mais antigas, que executam com graciosidade e beleza um movimento, passaram também, um dia, pela mesma dificuldade que você está passando... e não desistiram...Todas já sentiram-se “duras” um dia. Procure olhar mais para o que você tem de melhor - As vezes ficamos tristes olhando apenas para nossas limitações não vemos o que temos de melhor. No início, é importante isso , para que nos sintamos capazes e confiantes. A Dança tem que ser algo bom , prazeroso, melhorar tua auto-estima e não fazer com que você sinta-se diminuída .
7. Toda mulher pode aprender , só que cada uma tem seu ritmo, seu tempo. Isso não significa que a pessoa não tenha capacidade ou talento para a Dança.
8. Permita-se ter dificuldade. Permita-se errar. Permita-se ter um tempo só seu para o autoconhecimento. Você só tem a ganhar com isso. Seja mais maleável consigo mesma e relaxe! Permita-se !!!!!!!!!!!! Não compare seu corpo e seus movimentos com os de outras mulheres. Cada corpo tem uma forma de expressar o movimento, única e pessoal. E não tenha medo! Você não está sozinha nessa viagem !!!
Seja Bem vinda !!!!!!! (Yasmine Amar)

Um comentário:

  1. YASMINE,
    ADOREI SEU COMENTÁRIO:VEIO NA HORA CERTA. O QUE TENHO OBSERVADO É QUE NA MINHA CIDADE AS DANÇARINAS, E ISSO INCLUI TANTO ALUNAS QUANTO PROFESSORAS,HUMILHAM QUEM ESTÁ COMEÇANDO E TAMBÉM UMA AS OUTRAS...É UMA COMPETIÇÃO E ISSO ME DEIXA INSEGURA. MAS ESTOU CERTA QUE DANÇO PARA MIM E NÃO PARA ELAS,MESMO ASSIM, CONFESSO, ME SINTO DESESTIMULADA.
    ADOREI TE VISITAR E DESABAFAR.
    ABRAÇO,
    STELAMARIS.

    ResponderExcluir